sábado, 30 de junho de 2007

A 1º aula de direção a gente nunca esquece



Quando digo aula de direção, na verdade quero dizer 1º aula prática de direção. Vamos ao meu histórico no volante:

Histórico da Bela com carro: 0 *ecooo*

Cheguei na auto-escola confiante, afinal não poderia ser tão difícil assim, e eu sempre quis aprender a dirigir, sempre pilotei com maestria os carrinhos de Bate-bate dos parques e nos jogos de video game. Craque das rodas. O que eu não contava era com os pedais a mais. Num jogo de video game você tem apenas o controle manual, botões coloridos, no máximo. Nos brinquedos do parque você tem o acelerador, só. Nos dois exemplos citados você não precisa olhar no retrovisor, passar marcha alguma, e no carro de verdade que anda pelas ruas da vida real, além de contar com todos esses controles extras, se você bater no carro da frente (ou no de trás) você corre sérios riscos de vida e financeiros, o que não ocorre nos jogos que eu costumava jogar :( Claro que eu sabia da existência do freio e da embreagem, eu só não sabia da minha falta de coordenação motora!

Tá, entrei no carro. O que que eu faço agora? Eu sabia o que tinha que fazer, mas sabia que tinha uma ordem também, e era da ordem que eu não me lembrava. Eu lembrava de alguma coisa, afinal? Não, acho que não. Ajustei o banco com custo. A distância entre meus pés e os pedais parecia não ter fim. Coloquei o cinto. Liguei o carro (ligar o carro eu já sabia!). Antes disso tive uma aula de marchas e naquele momento comecei a me perguntar pra que tudo isso. CINCO MARCHAS? Tá, o problema não era o número, mas como chegar a cada uma. Tudo parecia tão novo p mim *.* E ainda tinha o tal do ponto morto! What the fuck, Bingo? Ainda bem que na América os carros são automáticos. Não sei porquê mas acho que vou gostar mais de dirigir por lá...

OK, vamos lá. Primeira marcha. O carro tá andaaando!!! Devagar mas tá! "Nada parecido com a velocidade que eu piloto nos jogos de video game, mas eu chego lá" , pensei. Cheguei no máximo a marcha 2. Pra um primeiro dia tá bom. O que não tava bom era ter que ficar desviando dos pedestres que se jogavam na frente do carro. Desde quando lugar de bater-papo é no meio da rua? Ô raça ruim essa de pedestre.

Não lembro de ligar a seta, de olhar nos retrovisores, de ver se tem alguém vindo atrás de mim, e segundo meu instrutor, sou muito bruta com o volante, preciso ser mais delicada, mais suaaave ¬¬' A embreagem me confunde bastante também. Eu sei que eu piso nela pra trocar de marcha, mas tô sempre tendo que pisar nela por algum outro motivo. Que droga esse pedal extra! Tudo seria mais fácil se tivesse só acelerador e freio!

Numa ladeira onde tem um cruzamento no final, você tem que parar antes de virar, mas como eu paro sem que o carro morra, sem que eu desça de ré ladeira abaixo, sem que eu avance mais do que deveria? Aiiii, tudo tão complexo!

Dirigi um Celta, se é que isso faz alguma diferença at all.

Na verdade, acho que a experiência ruim que eu tive não é culpa minha, meu instrutor também merece um pouco de crédito. Sabe que até agora eu não sei se ele estava gripado ou só com sono mesmo...

Vamos ver no que dá. Segunda tem mais! ;D